Uma parte significativa das dores do tornozelo são de origem pós-traumática, usualmente originadas no contexto de um trauma direto ou entorse. Embora os entorses do tornozelo sejam usualmente banalizados, estes apresentam um largo espectro de possíveis lesões associadas, algumas das quais associadas a pior prognóstico.

Em alguns casos, após o trauma inicial persistem no tempo dores que se podem originar em diversas estruturas, nomeadamente em ligamentos (sendo o Ligamento Peroneo-Astragalino anterior o mais frequente) ou articulações (sendo as mais frequentes as Articulações Tibio-Társica, Tibio-peroneal inferior, Subtalar ou Talonavicular).

As injeções de anestésico guiadas por ecografia têm um papel relevante em termos diagnósticos uma vez que nos orientam para o foco exacto de dor. No caso das dores articulares, as injeções guiadas por imagem de Ácido Hialurónico (Viscossuplementação) ou de Plasma Rico em Plaqueta (Factores de crescimento) são usualmente eficazes no controlo da inflamação. Já no caso das dores ligamentares, as injeções de anti-inflamatórios ou Ácido Hialurónico ajudam no controlo desses focos.

Considerando as dores não associadas a trauma, tornam-se frequentes as dores na zona interna do pé resultantes de inflamação da Banda Medial da Fascia Plantar, do Músculo Abductor do Hallux ou dos Ramos Calcaneanos do Nervo Tibial pelo padrão de pronação do tornozelo (tornozelo a descair para dentro) que é extremamente frequente na população em geral. Os procedimentos guiados por imagem (injeções de anti-inflamatório, Plasma Rico em Plaquetas ou Bloqueios de Nervo Periférico) são usualmente eficazes no controlo da dor, permitindo um trabalho de correção biomecânica sem dor.

As Tendinopatias/Tendinites do Tendão de Aquiles são uma causa frequente de dor na população atlética. Conforme a zona do tendão afectada, as hidrodilatações guiadas por imagem ou as injeções de Plasma Rico em Plaquetas, bem como a correção biomecânica de desvios no plano coronal são parte do sucesso no seu tratamento.

Por último, o Neuroma de Morton trata-se de uma inflamação de um dos nervos do pé dando origem a dores irradiadas, usualmente entre o 3º e 4º dedos do pé. A injeção de anti-inflamatórios, a Radiofrequência ou a Crioablação são ferramentas úteis no controlo da dor.

Comment