Uma das causas mais frequentes de dor na região da anca é a Trocanterite, uma inflamação das estruturas tendinosas ou ligamentares da zona do Trocanter (a superfície ossea que se palpa na face externa da coxa). Esta inflamação deve-se usualmente ao padrão de marcha com Adução da coxa associada a Valgo dinâmico do joelho na fase de apoio unipodal. O tratamento passa pela correção biomecânica. A Hidrodilatação ecoguiada da Banda Iliotibial usualmente controla a dor de forma a permitir uma correção biomecânica fácil e sem dor.

Os Conflitos femuroacetabulares, as Lesões do Labrum e as Coxartroses são as causas mais frequentes de dor intra-articular da Articulação Coxofemural. Usualmente são dores que agravam com a rotação da anca e se projectam para a virilha ou em “C” na zona da anca. Dependendo da etiologia, as injeções guiadas por imagem de Ácido Hialurónico (Viscossuplementação) são uma ferramenta útil no controlo da dor.

Na face posterior da coxa, na população atlética é frequente a Tendinopatia/Tendinite dos Isquiotibiais. O tratamento passa pela reeducação destes músculos e tendões através da carga controlada de forma progressiva. A injeção ecoguiada de Plasma Rico em Plaquetas usualmente confere alívio sintomático. Ainda na face posterior da coxa, o Conflito Isquiofemural, uma dor que agrava com a rotação externa da anca pode ser aliviada através da injeção guiada por imagem de anti-inflamatório no Músculo Quadrado Femural.

Na zona glútea, a dor do Músculo Piriforme dá uma dor profunda que pode irradiar para a coxa por conflito intermitente com o Nervo Ciático. O bloqueio anestésico usualmente é diagnóstico e terapêutico tendo lugar, em caso de recaída, a injeção guiada por imagem de Toxina Botulínica.

1 Comment