As dores no joelho dividem-se em de origem intra-articular (cartilagem, menisco e ligamentos) ou extra-articular (tendões, músculos e ligamentos) tendo cada uma das classes abordagens distintas.

Uma das causas de dor no joelho mais frequentes em pessoas jovens ou atletas é o Conflito Femuropatelar, ou seja, um conflito entre a Rótula e a cartilagem dos Côndilos Femurais. Usualmente trata-se de um tipo de dor que agrava com muito tempo sentado ou ao descer escadas. Quando não tratada inicialmente esta patologia pode evoluir para lesões da cartilagem mais profundas. A injeção intra-articular guiada por imagem de Ácido Hialurónico ou de Plasma Rico em Plaquetas permite usualmente um controlo adequado da dor que origina uma janela analgésica de forma a corrigir as causas biomecânicas deste conflito.

Ainda na população jovem atlética, a Tendinopatia/Tendinite do Tendão Rotuliano é uma causa frequente. As hidrodilatações peritendinosas guiadas por imagem são uma opção terapêutica eficaz bem como a injeção guiada por imagem de Plasma Rico em Plaquetas intra-foco de Tendinopatia, conforme o tipo de tendinite. Torna-se sempre essencial um plano de exercícios específicos de forma a evitar a recaída.

Na população mais idosa as dores mais frequentes afectam o compartimento interno do joelho, afectando as estruturas do Menisco Interno, Ligamento Colateral Medial ou mesmo os tendões da Pata de Ganso. Estes focos inflamatórios devem-se ao padrão de valgo do joelho (padrão de marcha com o joelho para dentro), presente na maioria da população. As injeções peritendinosas ou as injeções perimeniscais guiadas por imagem permitem um controlo eficiente da dor para uma posterior correção biomecânica eficiente.

A Artrose do Joelho é também uma das causas mais frequentes de dor no joelho na população idosa, gerando dor em toda a articulação. As injeções intra-articulares guiadas por imagem de Ácido Hialurónico (Viscossuplementação), Anti-inflamatórios ou Plasma Rico em Plaquetas (Factores de crescimento) são opções terapêuticas eficazes na sua gestão antes de se considerar o implante de uma prótese.

1 Comment