A dor Lombar é das queixas de dor mais frequentes na população, estimando-se que 80% da população irá ter esta queixa em algum momento da sua vida. Embora uma das correntes científicas defina que a maior parte destas queixas se enquadra na “non-specific low back pain” (dor lombar inespecífica), outra corrente (na qual acredito) defende que um exame clínico minucioso com a respectiva correlação imagiológica nos pode conduzir à origem específica deste tipo de dor podendo assim tratá-la adequadamente.

A dor lombar divide-se em dois grandes grupos : axial (no meio das costas) ou radicular (com irradiação para os membros inferiores).

No primeiro caso, axial, uma das causas mais frequentes é a Artropatia facetária, ou seja, uma artrose ou inflamação das pequenas articulações que existem no muro posterior da coluna vertebral. A inflamação destas estruturas deve-se usualmente a alterações da coluna vertebral no eixo sagital, nomeadamente ao padrão de hiperlordose lombar (uma curvatura mais pronunciada da coluna lombar). Usualmente o procedimento guiado por imagem de Bloqueio de Ramos Mediais Lombares ou até a Radiofrequência dos Ramo Mediais Lombares permite uma diminuição drástica das queixas de dor que permite uma janela temporal analgésica para uma adequada correção postural.

No segundo caso, radicular, uma das causas mais frequentes são as hérnias discais. Este tipo de situações exige uma integração clinico-imagiológica rigorosa de forma a definir um plano individual. Como medidas conservadoras (não-cirúrgicas), a injeção de Ozono intra-discal (o único tipo de administração de Ozono com evidência científica) ou a injeção de anti-inflamatórios no espaço epidural usualmente permite um controlo adequado das queixas de dor.

Adicionalmente existe uma miríade de outras estruturas que entram no espectro da Dor Lombar como a Sacroileíte (inflamação da Articulação Sacroilíaca), a inflamação das múltiplas inserções da Fascia Toracolombar, a dor discogénica pura e as dores irradiadas da zona da nádega por compressões do Nervo Ciático nesta zona; cada uma destas situações apresenta diferentes possíveis soluções conforme os casos.

É de salientar que qualquer Dor Lombar cursa com dor de origem muscular associada, numa espécie de “defesa” do organismo, que às vezes pode ser de intensidade maior à da estrutura originalmente inflamada, devendo por isso também adequadamente tratada. Usualmente o calor, massagem e alongamento são uma fórmula universal que ajuda a controlar os picos de dor associados.

1 Comment