O termo dor neuropática é um desígnio dado à dor que tem origem no sistema nervoso. Embora possa ter origem no sistema nervoso central (medula e cérebro) a dor neuropática tem usualmente origem a nível periférico.

No caso da dor neuropática por neuropatias compressivas (compressão por uma estrutura adjacente), existem múltiplas etiologias. No membro superior existe o caso do Nervo Mediano no Canal Cárpico, do Nervo Radial na Arcada de Frohse, do Nervo Cubital no Canal de Guyon ou no canal cubital ao nível do cotovelo, entre outras. No membro inferior existe o caso do Nervo Ciático no Músculo Piriforme ou nos Tendões Isquiotibiais, do Nervo Peroneal no colo do Perónio ou do Nervo Sural ao atravessar a fascia superficial. O tratamento usualmente consiste na resolução da compressão do nervo, realizando Hidrodilatações de Nervos Periféricos guiadas por ecografia (separando o nervo das estruturas adjacentes), realizando injeções de Toxina Botulínica (no caso dos conflitos com músculos) ou até libertações ligamentares guiadas por imagem.

Existem outras causas de Neuropatias como as decorrentes de Nevralgia do Trigémeo, infeções a Varicela zoster, entre outros. Nestes casos, além da medicação, existem múltiplos procedimentos com possíveis aplicações como os Bloqueios de Nervo Periférico, a Radiofrequência pulsada ou ablativa, a Crioablação ou até o implante de Neuroestimuladores periféricos ou medulares.

Comment