A pubalgia é um termo lato para uma dor que se situa na região do pubis que pode ter dezenas de diferentes etiologias.

A etiologia de Tendinopatia/Tendinite dos Adutores ou dos Músculos Retos abdominais é das mais frequentes e deve-se a uma hiperativação/descoordenação destes grupos musculares, usualmente associada a fraqueza. O tratamento passa pela reeducação destes músculos. Os bloqueios guiados por imagem dos Nervos Obturadores usualmente são uma ferramenta útil na cessação do ciclo vicioso de dor/contração muscular sustida.

A Neuropatia dos Nervos Ilioinguinal e Iliohipogástrico são uma causa frequentemente subdiagnosticada, devendo-se ao conflito destes na passagem entre o Músculo Iliopsoas e os músculos da parede abdominal. A hidrodilatação guiada por ecografia destes nervos usualmente apresenta resultados favoráveis.

As hérnias abdominais são uma causa menos frequente e devem-se à extrusão do conteúdo abdominal através de pequenas “falhas” desta. Usualmente agravam com a tosse, podendo-se palpar uma massa nestes pontos específicos em alguns casos. O tratamento usualmente é cirúrgico.

Existem outras causas de pubalgia, menos frequentes, de origem intra-abdominal pelo que a pubalgia deverá ser sempre minuciosamente investigada em termos clínicos.

Comment