As dores no pescoço originam-se maioritariamente em alterações posturais que cursam com hipercifose dorsal com hiperlordose cervical, daí que o seu tratamento passe pela correção dos diversos padrões de alterações posturais.

A patologia do pescoço divide-se em dois grupos principais: axial com dor no centro do pescoço ou radicular com irradiação para os membros superiores.

Na dor axial predomina a Artropatia/Artrose das articulações Facetárias cervicais, que usualmente agrava com a extensão do pescoço. Quando afecta as articulações superiores esta dor pode irradiar para a cabeça; quando afecta as articulações inferiores tende a irradiar para a zona do Músculo Trapézio. Os bloqueios do Ramo Medial cervical são uma ferramenta útil na gestão desta patologia. Em caso de recaída, a Radiofrequência dos Ramos Mediais cervicais é uma opção duradoura.

A dor de etiologia muscular é também um importante componente da dor cervical, podendo afectar diversos músculos como o Músculo Trapézio, Splenius ou Elevador da Omoplata. O calor, massagem, alongamento e diatermia são a base do tratamento deste tipo de dor, tendo também lugar os bloqueios de nervo periférico e a injeção de Toxina Botulínica nos casos refractários.

No caso da dor radicular, em que as raízes nervosas se encontram comprimidas por diversas estruturas, a injeção de anti-inflamatórios junto das raízes comprimidas pode ser uma opção a considerar antes da opção cirúrgica.

1 Comment